O que é a celulite?

Causas e factores
agravantes da celulite


Tratamento da celulite estética

AdelgaFit,
Suplemento Alimentar



Causas e factores
agravantes da celulite


A alimentação está muitas vezes na origem da formação da celulite estética. É necessário evitar todo e qualquer excesso de açúcar, gorduras e sal (em particular, nos casos em que o indivíduo sofre de retenção de água).

Devem ser privilegiados os alimentos pouco calóricos, tais como o peixe, os legumes, entre outros, ao detrimento dos alimentos feculentos (massas, arroz, batatas) e dos alimentos ricos em lípidos. Os alimentos feculentos são particularmente conhecidos por ajudar o organismo na fixação das gorduras. Evitar também o consumo de sal, visto este favorecer a retenção dos líquidos no organismo e, por conseguinte, a gordura localizada. O chá, e nomeadamente o chá verde, e outras tisanas favorecem a eliminação das toxinas pelo organismo e uma melhor digestão. Alimentar-se convenientemente para evitar os momentos de fome entre as refeições. Também não são aconselhados os refrigerantes e as bebidas alcoólicas, sendo que constituem apenas fontes de calorias e não possuem qualquer valor nutritivo. Devem ser privilegiados os sumos naturais e a água. Caminhar, nadar ou correr ajudam a eliminar mais rapidamente as reservas de gorduras. Para acelerar o processo, pode-se recorrer a cremes rearfimantes, cremes anti-celulíticos, assim como meias de descanso a fim de favorecer a circulação do sangue.

Excesso de gordura ginóide:
A celulite ao nível das ancas, por exemplo, resulta de um exagero de gordura ginóide normal, gordura que é específica às mulheres.

A abundância desta gordura ginóide pode ser exagerada por razões familiares. De facto, em certas famílias, as mulheres herdam das suas mães "ancas largas." Também pode ser exagerada por razões étnicas. É uma característica das mulheres mediterrânicas, por exemplo, de armazenar mais gordura à volta das ancas do que as mulheres escandinavas. Podem estar em causa factores relacionados com as hormonas e a circulação.

Pode acrescentar-se a esta gordura ginóide de origem familiar ou étnica uma gordura metabólica, dependente da alimentação. Existem no entanto formas eficazes de lutar contra esta gordura e que consistem nos tratamentos contra a obesidade.

Pelo contrário, no que diz respeito à gordura ginóide, não existe nenhum tratamento, a não ser a exérese chirurgical, longe de ser perfeita tendo em conta os seus inconvenientes (anestesia, etc. …).

A celulite estética e a insuficiência venosa:
Quando existem entraves à circulação sanguínea e linfática, as toxinas, ou seja, os detritos metabólicos, contidos no organismo tornam-se cada vez mais difíceis de eliminar. O retorno venoso torna-se cada vez menos eficaz. O sangue e a linfa tendem então a estagnar nas partes mais baixas do corpo, obstruindo assim os tecidos. Estes tecidos insuficientemente irrigados impedem ambas as circulações sanguínea e linfática. Caminhar regularmente pode melhorar a circulação e aliviar os tecidos, já que favorece o retorno venoso.

Factores:

Como já vimos, são vários os factores susceptíveis de agravar o efeito de casca de laranja, nomeadamente:
  • - a quantidade de gordura presente por baixo da epiderme: quanto maior for, mais profundo e aparente será o efeito casca de laranja.
    - os factores hormonais: podemos dar como exemplo disto os meios de contracepção. Algumas pílulas contraceptivas têm de facto tendência a agravar a celulite. É portanto aconselhável, nestes casos, pedir ao seu médico de readaptar o seu tratamento, caso a celulite se tenha agravado após uma mudança de pílulas por exemplo.
    - os factores relacionados com problemas de circulação: uma insuficiência venosa com varizes e varicosidades, um linfoedema (retenção de linfa nas pernas), um edema (retenção de água nas pernas e nas coxas) entre outras coisas podem ser factores que agravam a celulite. Convém, nestes casos, consultar o seu médico e ser por ele acompanhada.

 

 

início | O que é a celulite | Causas e Factores | Tratamento da celulite | Adelgafit