O que é a celulite?

Causas e factores
agravantes da celulite


Tratamento da celulite estética

AdelgaFit,
Suplemento Alimentar



CELULITE
Definição e Tipos de celulite estética


Em termos medicais, trata-se de uma inflamação dos tecidos imediatamente por baixo da epiderme, sintoma visível de um determinado número de patologias, tais como linfagites, infecções locais, etc. … Trata-se assim de uma afecção grave que implica muitas vezes uma hospitalização e um tratamento a base de antibióticos.

Assim sendo, o uso que fazemos da palavra "celulite" é de certa forma errado. Deveríamos substitui-la pela expressão "acumulação de gordura" ou "casca de laranja." Contudo, por comodidade, continuaremos, aqui, a empregar o termo "celulite," no sentido de celulite estética.

Aquilo a que chamamos habitualmente celulite, no sentido, portanto, de celulite estética, é uma lipodistrofia ginóide. Relaciona-se com a conformação e o tamanho das células adiposas, da água e das fibras de colagénio em algumas partes do corpo da mulher, nomeadamente a nível dos glúteos, das coxas, do abdómen, da nuca e dos braços, a pele apresentando deste modo um aspecto de casca de laranja. Consiste de facto na anomalia do tecido adiposo no que diz respeito à distribuição ginóide. O tecido encontra-se assim desunido por causa de fibras conjuntivas pouco extensíveis, perpendiculares em relação à derme, e que estão na origem da formação de almofadas, daí a expressão "casca de laranja".

Os adipócitos (células dos tecidos adiposos) são idênticos, quer se trate dos do tecido celulítico ou dos da gordura normal. A sua composição inclui deste modo triglicerídeos, ácidos gordos, colesterol e água, e isto nas mesmas proporções.

Esta celulite estética não apresenta qualquer inconveniente, a não ser um inconveniente estético. Não se trata de uma doença e não tem qualquer consequência sobre a saúde.

A celulite é uma característica das mulheres, visto prender-se com os inúmeros factores na sua origem específicos às mulheres, como, por exemplo, os factores hormonais e vasculares. Sob a influência dos estrógenos, a hormona feminina, os fenómenos de inchaço e retenção de água podem suceder antes do ciclo. São muitas as mulheres que engordam, durante este período, 1 a 3 quilos, os quais se tornam cada vez mais difícil de perder. O resultado disto tudo é a acumulação de gorduras e células no tecido conjuntivo, ou seja, a celulite. Quanto mais importante se torna, pior é o estado das fibras do tecido conjuntivo, impedindo assim a microcirculação.

É, de facto, mais importante quando existe muito gordura sob a epiderme. Não obstante, também é possível observar um aspecto de casca de laranja inclusive quando a gordura é escassa, daí também ser visível em mulheres mais magras.

A gordura localizada ao nível das ancas, coxas e glúteos é efectivamente muito difícil de eliminar, isto porque se trata de uma zona de armazenamento de gorduras natural na mulher, destinada a ser usada em determinadas circunstâncias (tais como uma restrição alimentar, a gravidez ou a amamentação, por exemplo).

Com alguns esforços, é possível reduzi-la. Contudo, antes de iniciar um tratamento, é importante identificar qual é o tipo dessa celulite.

Tipos de celulite estética


Existem 3 tipos de celulite estética:

  • A celulite fibrosa: dura ao toque, um pouco violácea e fonte de dor quando a epiderme é beliscada.
    As soluções para reduzir este tipo de celulite incluem: caminhadas, os banhos de lama, a balneoterapia, massagens mecânicas.

    A celulite infiltrada: flexível ao toque, geralmente na origem das pernas pesadas. Deve-se a problemas de circulação e a uma sedentarização.

    As soluções para reduzir este tipo de celulite incluem: electroterapia, duche de jactos, natação, caminhadas, drenagem, massagens mecânicas e cremes reafirmantes.

    A celulite adiposa: mole, sem dor quando a epiderme é beliscada. Localizada ao nível dos glúteos, ancas e cinta. Deriva de um excesso de gorduras na alimentação assim como de uma falta de actividade.

    As soluções para reduzir este tipo de celulite incluem: correr e cremes reafirmantes.

 

 

início | O que é a celulite | Causas e Factores | Tratamento da celulite | Adelgafit